terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sem açúcar, sem gordura, sem glúten... Será que é saudável mesmo?

Hoje a legislação exige a presença de várias informações nas embalagens de alimentos, tais como calorias, quantidade de açúcares, proteínas, gorduras saturadas, sódio, alertas de consumo para gestantes, diabéticos, etc. Bem como regula o uso de certas palavras como light, diet, zero, sem glúten, fonte de fibras, energético, entre outras. Tudo com o argumento de que o consumidor deve receber a informação de uma forma suficientemente clara para fazer a melhor escolha.

Mas e aí? Vc tem certeza de que tá fazendo uma boa escolha ou se sente mais confuso/a?

Será que é sempre melhor optar pela versão sem glúten, sem açúcar, sem gordura?

Pois bem, boa parte do surgimento de tanto produto com essas alegações é porque vende muito consequência da demanda do consumidor por alimentos práticos e que ajudem a emagrecer/ter saúde ou ao menos minimizem os possíveis danos. Isso é muito bom pois estamos correndo atrás de melhores opções e melhores produtos estão sendo lançados, mas há um porém: nem tudo que vende na lojinha bonitinha super cara e com cenário natureba Mund... V... é bom... aliás grande parte é trocar 6 por meia-dúzia... e uma meia-dúzia mais cara.

Resolveu zerar o glúten pra emagrecer e compra tudo que é glúten-free? Ok, mas açúcar não tem glúten e nem a gordura, já viu que tem produto sem glúten com mais açúcar e gordura que o tradicional?

Leu (inclusive aqui) que açúcar faz muito mal e vai comprar tudo quanto é doce diet: sorvete, geléia, doce de leite, chocolate e bolo? Bom, o açúcar faz muito mais volume que o adoçante (1 g de sucralose adoça o mesmo que 600 g de açúcar) e é necessário alguma coisa pra preencher todo esse volume a mais que o açúcar deixou de ocupar, de forma que o produto final fique bem similar ao original. Então os fabricantes de produtos sem/zero açúcar têm usado muito os polióis (sorbitol, maltitol, isomalte, xilitol), pois eles são doces, parecidos com açúcar (sacarose) e têm menos calorias. Mas já reparou que nos seus rótulos está sempre escrito Este produto pode ter efeito laxativo.
Pois é, se vc ficar comendo doce diet o dia todo, pode ter uma bela dor de barriga... 

Sabemos que gordura é a mais calórica dos nutrientes (9 kcal/g, enquanto que carbos e proteínas têm 4 kcal/g) e aí vc resolveu ser fat free e comprar tudo com o mínimo ou zero de gordura?

Pois é, há diversos produtos zero gordura e com poucas calorias mas muito carboidrato, parecem ser leves e inocentes, mas o que eles fazem é vc ter fome mais rápido. Acabou de comer e já tá com fome de novo? Falta de gordura (e também de fibras e proteínas) na refeição faz isso. Ou é lombriga


"Ai Caraça (com ç mesmo), no que eu presto atenção então?"

Foto reaproveitada de um post de 2010 pq tou com preguiça de tirar outra


1º) Em vez de trocar todos os docinhos, salgadinhos, besteirinhas por docinhos, salgadinhos e besteirinhas diet, light, zero, tente comer mais comida de verdade (saladas, frutas, carne, legumes, castanhas, ovos, peixes), desacostume-se desse tipo de snack. 

2º) Descubra o que te faz sentir melhor:
Doces com polióis estragam meu dia pois sou extremamente sensível a eles, então prefiro não consumi-los. Mas tem gente que não se sente mal e pode comer sem problemas, nesse caso o sorvete, bolo, geléia, etc zero açúcar lhes serve muito bem.
Da mesma forma comida sem gordura costuma não me saciar, então como sim gema, queijo amarelo, peixe gorduroso, bacooon, mas tem gente que se sente satisfeito com bem menos gordura, por isso é importante saber o que é melhor para o seu organismo.

3º) Se quer prestar atenção em pelo menos uma coisa nos rótulos, veja quanto e que tipo de carboidrato tem. Se o produto é quase todo açúcar, sem proteínas ou fibras, tome cuidado, muito carboidrato "livre", de alto índice glicêmico faz seu organismo liberar muita insulina, o que tira rapidinho o açúcar do sangue, dando fome de novo... às vezes dando hipoglicemia de rebote. E se vc ingeriu muito açúcar, parte dele pode ser armazenado como gordura em vez de ir para os músculos ou já ser queimado pra gerar energia. Acredito que esse mecanismo seja bem comum de acontecer na ingestão de bebidas açucaradas (refrigerantes, refrescos, sucos, coquetéis, energéticos) fazendo a pessoa engordar sem comer muito.

"Mas então não é uma boa trocar todo refri, suco, etc pelo zero açúcar?"

Bom, de vez em quando tudo bem, mas sabor doce do adoçante manda um sinal de "vem açúcar aí" para o cérebro que então prepara o corpo pra receber a energia do açúcar e de repente nenhuma energia vem. O corpo responde pro cérebro "pô, me enganou, agora deu vontade" e por isso é comum sentir desejo por doces após ingerir algo com adoçante. Mais uma vez... o melhor é tentar se desacostumar das besteirinhas, inclusive bebidas.

"Ah, que chato, não vou conseguir!"

Realmente mudar hábitos é difícil, mas melhorar um pouco por dia é possível!
E sem neura, nem radicalismos, vamos hoje ser melhor que ontem, mas perfeição não existe por isso temos que nos elogiar pelas melhoras sem nos punir por não sermos perfeitos.
Por exemplo: escrevi tudo isso mas acabei de tomar um café cheio de adoçante =p um dia aprendo a tomar sem. Ou não



2 comentários: