segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Virou clichê mas continua sendo verdade


Esta é uma postagem pra lembrar de algumas frases sobre alimentação e exercícios físicos. Frases que todo mundo fala tanto que nem se leva mais a sério, pois virou clichê. Vamos a elas:

1. "Prefira fazer várias refeições pequenas ao longo do dia em vez de poucas e pesadas" (ou "coma pouco de 3 em 3 horas")

Justificativa: Se vc não passa fome, o cérebro fala pro corpo "pode queimar calorias à vontade que logo vem mais".


2. "É importante se alimentar depois do exercício."

Justificativa: após o exercício os receptores dos músculos estão abertos para receber os nutrientes, alimentar os músculos e continuar com o metabolismo acelerado. Se vc deixar pra comer muito tempo depois, pode ter hipoglicemia, dor de cabeça, sentir muita fome e exagerar na hora em que comer. Sem falar que pode ocorrer catabolismo (perda de massa magra). É importante ter massa magra pra queimar gordura, é ela que ajuda a nos movimentar, produzir calor, gastar mais calorias em repouso, etc.


3. "Exercício ajuda a combater a depressão".

Justificativa: exercício libera endorfina, hormônio que nos proporciona bem-estar, além disso o  treino é um momento de desestressar, de se desafiar, se superar e ativar o corpo, o que nos deixa mais dispostos para outras atividades do dia-a-dia.


4. "Beba bastante água."

Justificativa: água é o grande veículo do nosso corpo, então beber água hidrata, ajuda a desintoxicar eliminando excesso de sais, ajuda o intestino a funcionar direito, regulariza a temperatura corporal, auxilia no emagrecimento (pois às vezes confundimos sede com fome) e também porque beber mais água faz o corpo trabalhar mais e gastar mais.


5. "Controle o consumo de açúcar."

Justificativa: podem dizer por aí que calorias são todas iguais e açúcar só tem 4kcal/g enquanto gordura tem 9kcal/g. Mas o açúcar refinado eleva rapidamente a quantidade de insulina no sangue. Insulina alta significa armazenamento como gordura (quando se come açúcar em excesso) e também fome toda hora, pois assim que a insulina leva toda glicose do sangue pras células a fome volta.
"Ah mas só tou pegando um bolinho" um bolinho ok, mas preste atenção na quantidade de bebida açucarada que vc anda tomando.

Acesse http://www.sugarstacks.com/ e descubra quanto açúcar você come sem saber.


6. "Evite comer refeições pesadas ou cheias de carboidrato perto da hora de dormir."

Justificativa: refeições pesadas causam mal-estar ao dormir, refluxo, má digestão. Já os carboidratos atrapalham o emagrecimento pois a presença da insulina inibe o hormônio do crescimento (que liberamos ao dormir). 
O hormônio do crescimento é um ótimo queimador de gordura, então se vc quer aproveitar pra emagrecer enquanto dorme também (horas seguidas de queima de gordura! Que beleza!) faça refeições leves e protéicas à noite.