sábado, 14 de setembro de 2013

Movimento vs. Ação

Oláaa \o de volta ao blog. Faculdade terminada, Projetos e trabalhos imensos entregues, hora de pôr em prática tudo o que eu planejei enquanto estava na correria pra terminar o curso.

Bom, falando em planejamento e prática, hoje eu resolvi escrever uma adaptação do texto The Mistake Smart People Make: Being In Motion vs. Taking Action, de James Clear, que mostra que muitas vezes nós pensamos que estamos no caminho certo para alcançar um objetivo, mas na verdade não estamos tomando a atitude necessária.

Ele separa as atitudes em "movimento" e "ação" e diz que muitas pessoas, quando desejam algo, fazem um movimento para isso, mas não têm a ação certa e acabam não atingindo seu objetivo. Na verdade elas sabem o que precisam fazer, mas por algum motivo adiam esta ação.

Um exemplo: fulano deseja emagrecer por razões estéticas, de saúde e de autoestima. Ele então "move-se" pra isso: começa a pesquisar tudo sobre dietas e exercícios, lê histórias de sucesso, encontra sites de receitas light na internet, compra livros sobre emagrecimento, devora todo tipo de informação. Mas fica nisso... não chega a mudar a dieta, a fazer exercícios, nunca se sente suficientemente seguro pra mudar de hábitos.

Ele fez algo na direção de alcançar o que desejava, mas não fez o que efetivamente traria resultados.

Não estou dizendo que colher informações não é importante... é importantíssimo e não faria sentido ter esse blog se eu não acreditasse na importância da informação.

Atitude sem Informação leva ao erro, Informação sem Atitude não leva para onde você quer chegar, Atitude com Informação leva ao sucesso.


E isso pode ser aplicado a várias outras coisas na vida:
  • Se quero aprender um idioma, procuro cursos, compro livros, isto é movimento. Se procuro praticar sempre, principalmente falando e escrevendo, isto é ação.
  • Se quero aprender a cozinhar, compro livros de receitas e assisto a vídeo-aulas, isto é movimento. Se vou à cozinha e arrisco um novo prato, isso é ação.
  • Se desejo largar algum vício, busco orientação e leio casos de sucesso, isto é movimento. Se largo e enfrento a abstinência, isto é ação.
  • Se eu listar 10 tópicos pra escrever no blog, isto é movimento. Se eu escrever e publicar, isto é ação. 
Para agir e alcançar o que deseja:

  1. Observe quais planos você fez e ainda não conseguiu realizar. Eles são realmente importantes pra você? Se sim, reflita se ainda não os realizou porque está em movimento, mas ainda não teve a ação correta.
  2. Escolha uma data para agir, pra pôr em prática seu plano, marque na agenda, comente com as pessoas com quem convive e coloque efetivamente em prática.
  3. Organize seus horários. Exemplo: se quero começar a correr, posso escolher 2ª, 4ª e 6ª após o trabalho, reservo este horário para isto, outros compromissos ficam para outros dias/horários.


Pra finalizar... com tanta informação disponível, pode acontecer de não nos sentirmos seguros pra iniciar um novo hábito, porque ainda não lemos tudo o que publicaram (e nunca vamos ler), mesmo assim aja, aprenda com os erros e continue colhendo informações enquanto já está agindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário