terça-feira, 21 de agosto de 2012

Quer emagrecer? Cuidado com suplementos da moda!

Já falei aqui sobre os perigos de se seguir dietas da moda, como as publicadas em revistas femininas e mencionadas por celebridades. Da mesma forma é perigoso consumir um suplemento ou medicamento só porque é a bola da vez.

É importante desenvolvermos um senso crítico. Pesquisar um pouco, usar a internet pra isso, verificar se não há controvérsias em artigos de médicos e nutricionistas, ou até mesmo ir lá pro Google Acadêmico procurar algum estudo sobre a eficácia de tais substâncias.

Sim, os pesquisadores estão intensamente buscando compostos que ajudem no emagrecimento, na diminuição do colesterol ruim, dos triglicérides e que façam bem para a pele, cabelos, unhas, etc. A demanda por alimentos assim é enorme. Bons resultados vêm sendo obtidos. Mas ainda assim é preciso cuidado, principalmente quando a descoberta vira o produto da moda.

Por exemplo uma historinha que todo mundo já viu:
  • Pesquisadores de outro país descobrem que o composto xyz ajuda no emagrecimento.
  • xyz chega ao mercado em cápsulas
  • A celebridade Fulana fala que come tudo o que quer, é sedentária mas continua magra por causa de xyz (celebridades mentem muito sobre seus hábitos).
  • Diversas empresas começam a comercializar o xyz, algumas delas fazem propagandas do produto como se ele fosse milagroso, fizesse perder 10 kg em uma semana e curasse câncer.
  • xyz fica caríssimo, mas toda mulher acha que "tem que ter".
  • Muitas consumidoras ficam descontentes pois não obtiveram o resultado desejado, reclamam e ouvem como resposta: "não funciona se você não tiver hábitos saudáveis. A celebridade fulana consegue emagrecer porque tem metabolismo acelerado". 
  • Outras conseguem emagrecer, mas porque além de consumir xyz, elas prestaram mais atenção a seus hábitos e os mudaram.
Ou seja, se tivessem mudado o hábito sem o xyz talvez nem precisassem tomá-lo pra emagrecer.

E na maioria dos casos é assim...
Não digo que todas as substâncias como o xyz, com alegação de auxiliar na perda de peso, não funcionem. Mas eu acredito que emagrecimento tem que ser resultado de um conjunto e não somente tarefa dos comprimidos ou cápsulas.

Eles podem auxiliar na fase plateau (quando o peso estaciona na dieta), ou a controlar melhor o apetite em fases de muita ansiedade, alguns possuem comprovação de que ajudam na perda da gordura abdominal, a qual pra muita gente é difícil perder mesmo fazendo dieta e exercícios. Mas, mais uma vez, é necessário o conjunto: a dieta, o exercício, procurar dormir bem e, quando necessário, o suplemento emagrecedor. Mas ele é um coadjuvante, sozinho não vai dar um ótimo resultado.

E é importante lembrar: quando eu falo dieta penso em algo equilibrado, que satisfaça, nada de restringir demais e passar fome, lembre-se de que se você consumir menos calorias que o seu metabolismo basal utiliza, em vez de ter um bom emagrecimento, você vai tornar o seu metabolismo lento. (Neste link há uma calculadora de metabolismo basal)



Mesmo quando eficazes, é preciso ter paciência pois os resultados não são tão rápidos.

Pesquisem, googlem, perguntem! Não sigam a moda cegamente.

Um comentário:

  1. Adorei, Lu!
    É bem por aí mesmo... quantas vezes se gasta dinheiro com um comprimido milagroso para emagrecer e nada acontece???

    ResponderExcluir