segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Por que É tão Fácil Engordar? Descubra qual o seu ponto fraco e corte o mal pela raiz.

Quando alguém engorda muito, um comentário comum é: "aquele ali relaxou". Pois é, a impressão que temos é a de que pra ser magro precisa ter muito trabalho, não pode relaxar, descansar, descuidar... e isso nos parece tão injusto... por que é assim?

Se você, assim como a maioria tem facilidade pra engordar, identifique abaixo qual pode ser a principal causa:

1) Trabalho demais:

Tudo nos estimula a ser ambiciosos workaholics: necessidade de ganhar mais, competição com colegas, viver numa sociedade em que sucesso significa altos cargos e que o tempo todo estimula a fazer compras.
Assim é comum colocar o trabalho acima de tudo, acima da família, acima da vida pessoal e acima da saúde. Quanta gente diz que não faz atividade física porque não tem tempo (principalmente se trabalha e estuda)? Ou que só almoça junk food pra não perder uma hora no almoço? Será que tá valendo a pena? Já soube de gente que trabalhou, acumulou $ e morreu sem aproveitar porque não se cuidava...
Sei que existem fases mais apertadas em que é preciso se dedicar acima do normal no trabalho, mas é isso que elas têm que ser: fases! Não pode ser rotina colocar o trabalho acima de tudo se depois você não quer ver o ponteiro da balança subir, bem como o LDL e outros indesejáveis.


2) Sedentarismo:

Não fomos feitos para ficar o dia todo sentados, os pré-históricos precisavam gastar muita energia para sobreviver e por isso quem acumulava gordura mais fácil sobrevivia. Adivinha de quem descendemos... pois é a seleção natural considerou mais adaptados os que tinham tendência a engordar, pois a vida era de muita atividade física. Ficar o dia todo parado sentado na frente do computador é bem diferente... O negócio é encaixar uma atividade física pelo menos 3 vezes por semana e procurar ser mais ativo no dia-a-dia: subir escadas fixas, caminhar, levantar de vez em quando pra dar uma volta, esticar as pernas...


3) Falta de conhecimento sobre os alimentos:

Quanta gente já ficou assustada quando digo que troco arroz por batata? Ora os dois são carboidratos, gosto mais de batata, como batata... ouço tanta gente que acha que arroz é igual salada, não engorda... cuidado!
Também vejo aqueles que comem um monte de uva-passa e pensam "é fruta mesmo, pode comer a vontade". É melhor do que devorar uma caixa de bombons ou um pacote de biscoito inteiro, mas ainda sim é calórico.

Mas o pior são as bebidas: sucos, cafés, refrigerantes, chás, verifique quanto de açúcar costumam ter:

http://www.sugarstacks.com/beverages.htm

as alcoólicas então nem se fala, o álcool tem quase o dobro de calorias dos açúcares e essas calorias são facilmente transformadas em gordura abdominal, por isso existe a famosa "barriga de chopp".

A saída é: pesquise e pergunte pra quem sabe! Leia os rótulos quando possível.


4) Metabolismo lento:

Pelo mesmo motivo da seleção natural, nosso corpo, em situação de privação, aprende a gastar menos gordura. Por isso: dietas muito restritivas, jejuns prolongados e ficar mais de 3 horas sem comer desaceleram o metabolismo.

Outro motivos motivos para o metabolismo lento podem ser:
  • disfunção na tireóide - hipotireoidismo, verifique com seu médico
  • pouca massa magra: um corpo pobre em massa magra (músculos) é como um motorzinho fraco, economiza combustível (no caso gordura) mas não tem força e agilidade, geralmente uma pessoa assim sente muito frio pois a produção de calor é baixa. Faça uma análise de composição corporal e verifique se é esse o problema.

5) Comida que dá fome:

Já percebeu que certos alimentos, em vez de matar a fome parece que abrem mais o apetite? Pois é, os alimentos muito açucarados são assim.
Isto acontece porque o alto teor de açúcar (alto índice glicêmico) causa um pico de insulina, a insulina rapidamente retira o açúcar do sangue, aí bate a fome de novo.
O legal é procurar carboidratos complexos, de baixo índice glicêmico como os cereais integrais (arroz integral, aveia, trigo, milho, feijão) pois a digestão destes é mais lenta, liberando o açúcar pro sangue de forma gradual e assim não causando picos de insulina.
Os carboidratos complexos são geralmente alimentos ricos em fibras, que já são bem conhecidas por causarem saciedade.


6) Resistência à insulina:

Esse item é mais ou menos uma continuação do anterior: uma alimentação baseada em carboidratos simples e refinados como açúcar e farinha, leva a uma liberação de insulina muito alta.
Quando os níveis de insulina no sangue estão altos, o corpo libera a enzima LPL. Com a LPL os músculos ficam resistentes à insulina e não armazenam o açúcar na forma de glicogênio, portanto, a LPL  favorece o armazenamento do excesso como gordura corporal e impede a queima de gordura. Tudo o que a gente não quer, né?
O agravamento desta situação leva a diabetes tipo 2, a pessoa produz insulina, mas os órgãos estão tão resistentes a ela que o excesso de açúcar no sangue sempre vira gordura.
Para reverter a situação: alimentação pobre em carbo simples e exercícios.


7) Stress:

O stress, esse onipresente, leva a uma liberação excessiva de cortisol, o hormônio do alerta. O cortisol é necessário em muitas situações cotidianas, mas seu excesso favorece o acúmulo de gordura abdominal.
O que fazer? Acho que esse é o item mais difícil >< não me venha com esses "keep calm" ae.
Bom, na medida do possível tente relaxar. Pegou trânsito? Aproveite pra ter um momento consigo mesmo, ouvir música, ouvir um audiobook ou observar o camilnho. Tem um problemão? Faça o que puder e não reclame pelo que não deu pra fazer, pense que você fez o que podia e ficar tenso não vai mudar nada.
Hoho, este item é o contrário do começo do post: "aquele ali relaxou" haha neste quem relaxa emagrece xD

É isso, identificou-se com um ou mais itens? Então já sabe o que fazer... Engordar é fácil, mas emagrecer não é tão difícil assim.

Pra quem quiser mais dicas, recomendo este blog: http://emagrecerdevez.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário