quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sem Tempo

Haha faz tempo que não atualizo esse blog e o motivo é o mesmo que todo mundo usa pra quase tudo: "não tenho tempo"

Pois é, pra você que usa a vida super ocupada como desculpa pra não cuidar da saúde, aí vão algumas dicas:

1) planejamento: organize mais ou menos suas tarefas, estabeleça uma duração pra elas, exemplo: vou estudar por 2h, das 16 às 18... claro que a vida envolve muito improviso, por isso NO STRESS se não cumprir o planejado, mas ter os horários organizados evita que você perca tempo.

2) hora de comer: a hora de fazer as principais refeições é importante, então não as faça na frente do computador, nem fique com o smartphone twittando o que você está a almoçar, esqueça um pouco do resto, coma devagar que isso não vai fazer você perder mais do que uns 5 min e é melhor do que engolir sem mastigar e depois passar mal meia-hora no banheiro rsrs.

3) 30 a 40 min: sem tempo pra se exercitar? 30 a 40 min 3 vezes por semana é o bastante, será que você não consegue esse tempinho? Vai fazer toda a diferença... se você não é sedentário dê preferência a exercícios mais intensos. Exercícios intensos aumentam o seu metabolismo (e por consequência a queima calórica) por várias horas, você treina por meia horinha e os efeitos duram o dia todo... que beleza =)

4) alongar-se várias vezes: tá sentado na frente do computador há horas? Levante-se, estique-se, gire a cabeça, os braços... esses alongamentos de tempos em tempos evitam muitas dores.

5) Café-da-manhã: acordar cedo é hard, eu sei, eu levanto 5 e pouco >_<, poderia levantar uns 15 min depois mas eu faço questão de acordar pra caprichar no café-da-manhã, pois durante o dia estarei na faculdade, não há tantas coisas nutritivas por lá, então tento garantir vitaminas, fibras e minerais no breakfast.

6) Dormir bem: já disse isso em outro texto e sei que quem "não tem tempo" também não dorme muito, mas... uma mente descansada é mais ágil e aproveita melhor o tempo, sabe as 2h que planejei estudar? Renderão muito mais se eu não estiver caindo de sono, então organize-se pra dormir melhor.

O que eu como se não tenho tempo:
  • sanduíche de pão integral com peru ou presunto magro e queijo branco
  • frutas descomplicadas como maçã, banana, ponkan, ameixa...
  • sardinha em lata
  • saladona com queijo cottage
  • vou a restaurante por quilo (você mesmo se serve, não precisa esperar ser atendido)
  • biscoitos integrais
  • coisas de microondas - nem tudo que é pra microondas é junk, pare de ignorar a parte saudável do supermercado, tem coisas saborosas lá também.
Tempo Infinito! imagem por Robert van der Steerg (via Flickr)