domingo, 11 de dezembro de 2011

Intolerantes

Quem me conhece sabe que não suporto muito bem alguns alimentos e vivo tendo dores e desconfortos abdominais... pois então, depois de ir à gastro, fazer todos os exames e verificar que tava tudo ok, ela me sugeriu observar se não tenho intolerância a algum alimento.

Bom, que eu soubesse não... mas ela disse que é comum isso aparecer depois de adulto.

Mas o que é intolerância alimentar?

É a incapacidade de digerir e absorver certo nutriente, exemplos comuns são a intolerância a lactose, ao glúten, à fenilalanina... alguns dos sintomas são:
cólicas, enxaqueca, urticária, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, dores abdominais, acne, diarreia, etc

Dependendo do alimento para o qual se é intolerante, o tratamento pode ser feito com a enzima da qual se é deficiente. Porém há casos em que o único tratamento é evitar o alimento, como na doença celíaca. Se o celíaco não evita o glúten, seu intestino vai sendo destruído aos poucos podendo levar a outras doenças.

Muitas vezes confunde-se intolerância com alergia, mas não é a mesma coisa. Alguns sintomas são parecidos, mas na alergia o sistema imunológico está envolvido, na intolerância não.

Para diagnosticar alergias alimentares há exames de sangue e o teste de contato, que verifica de uma vez a resposta a vários alérgenos.

Já para a intolerância os testes variam de acordo com o tipo de intolerância... a fenilcetonúria, por exemplo, é detectada no teste do pezinho (o que é ótimo, pois caso a fenilcetonúria não seja detectada na triagem neonatal, a criança pode desenvolver diversos distúrbios entre eles retardo mental).
Mas muitas vezes a pessoa percebe a intolerância ao observar quais alimentos lhe causam desconforto, ainda mais se já existe algum caso na família.

É importante estarmos atentos a isso, pois muitas vezes não é só o desconforto o problema... com o sistema digestivo prejudicado abrimos as portas para diversas doenças oriundas de uma nutrição prejudicada ou de ferimentos gastro-intestinais.



Fontes: http://www.riosemgluten.com

http://biobio-pku.blogspot.com/2008/10/o-que-fenilcetonria.html
http://www.semlactose.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário