segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mudar Hábitos

Informação nunca foi tão acessível e seu volume é tão grande que às vezes aprendemos por "osmose". Atualmente um dos assuntos mais em pauta é hábitos saudáveis e sua importância na prevenção e cura de doenças. Todo mundo tá cansado de saber que alimentar-se bem é essencial e praticar alguma atividade física é ótimo.

Mas por que então, apesar disso, ainda são poucos os que realmente conseguem incorporar os tais hábitos saudáveis? Conhecimento sem aplicação neste caso só serve pra fazer sentir culpa.

Muitos respondem que não têm tempo, vivem numa correria louca e faltam boas opções. Concordo que nosso ritmo de vida atual dificulta bastante efetuarmos uma refeição de qualidade e encaixarmos umas horas pra atividade física. Sem falar na vontade de só ficar na frente da TV comendo guloseimas após um dia estressante.
Mas... percebo que mais forte que isso é o fato de estarmos acostumados a certos hábitos.
Exemplo: os restaurantes têm se diversificado muito, surgiram diversas marcas com foco em alimentos mais saudáveis, até as cadeias de fast-food passaram a oferecer opções melhores. Mas você continua indo no de sempre, pedindo o de sempre...

Sua vida tá corrida mas pelo menos meia hora por dia, 3 vezes por semana você consegue... ah consegue sim. Há quanto tempo você já tá na frente do computador se divertindo?

Tem gente que olha pros corredores e ciclistas matutinos, que estão lá todos os dias faça chuva ou faça sol, e os chama de bitolados. Eles não são problemáticos, eles simplesmente se acostumaram a isso!

Não importa como está o tempo, você vai trabalhar todos os dias, não vai? Se preocupa em chegar no horário, cumprir as horas estipuladas, atingir suas metas... viu? Não é tão impossível. Que tal fazer isso com sua saúde também?

Vão me dizer que no trabalho existe a constante ameaça de ser demitido e, por medo, é que as pessoas fazem tudo direitinho. Bom... nem vou falar o que pode acontecer se você não se cuidar.

Então vamos desligar o piloto automático e descobrir quais são nossas manias e costumes que estão nos prejudicando. Vamos descobrir também quais crenças infundadas nos atrapalham.
Alguns exemplos:
"não como nada sem sal, todo adoçante é amargo, tudo que é light é ruim, se eu for em outro restaurante não vão gostar, se eu levar marmita vão me estranhar, todo dia de jogo tem que ter muita bebida, se eu praticar alguma atividade física vão ficar me olhando porque sou gorda, não jogo nada porque vou perder, não consigo beber água pura, um docinho vai estragar a dieta, etc."

Nós adultos, temos muitas crenças enraizadas e poucas vezes paramos pra pensar se elas fazem sentido.
E observe: isso não é só em relação aos hábitos, mas também em relação à nossa autoestima. Se identificarmos essas crenças e arriscarmos mudar de hábitos, perceberemos que conseguir uma saúde melhor não é tão impossível assim.

Como alguém disse: Se você fizer o que sempre fez, conseguirá o que sempre conseguiu.
Já vi essa frase ser atribuída a várias pessoas diferentes, então não sei quem é o autor. Mas o que importa é o que ela significa)


Existem sistemas operacionais melhores e você continua usando o de sempre tsc tsc...
tá bom, isso não é diretamente relacionado à saúde, mas eu não queria deixar de mencionar haha!