sábado, 18 de setembro de 2010

Dia de Amar o Seu Corpo

Assim como muitas pessoas, fui uma adolescente cheia de complexos: qualquer espinha, por exemplo, era o fim do mundo.
Certo dia, numa conversa com uma psicóloga, ela me pediu que olhasse para minhas mãos e dissesse o que eu via.
Com mania de por defeito em tudo, eu disse que via mãos de pele alaranjada, com dedos finos e fracos, unha quebrada, etc.
Então ela me falou que eu não devia olhar para minhas mãos assim, eu devia pensar que tenho mãos inteiras, que funcionam, que me são úteis todos os dias, que me possibilitam escrever, comer, calcular, acariciar, gesticular, me apoiar, carregar coisas e também ajudar outras pessoas... é realmente difícil imaginar vivermos sem nossas mãos.

Pois é... quantas vezes você não ouviu ou falou que odeia certa parte do corpo? E quantas pessoas nós já vimos fazer loucuras e arriscar a saúde pra transformar tal parte? Como é fácil esquecermos da maravilhosa "máquina" que somos, com tudo funcionando harmoniosamente, somos tão complexos que é impossível fabricar algo igual?

Que valores são estes que fazem ferirmos a nós mesmos por mera vaidade (e isso não é coisa recente, nem só da nossa cultura): desde espartilhos quebrando costelas, passando por aneis esticando o pescoço, dentes lixados, pés amarrados e quebrados, plásticas feitas em clínicas duvidosas onde pessoas já morreram nas mesas de cirurgia, homens injetando ADE e óleo (e alguns tendo os braços amputados)... por que trocar a funcionalidade de um membro por uma vaidade dolorida?

É pra refletirmos sobre isso e sobre tudo o mais que se relaciona à nossa autoimagem e auto estima que foi criado o Dia de Amar o Seu Corpo. Que será dia 21 de outubro (meu aniversário ha)!

Padrões mudam: o que é belo hoje talvez não seja amanhã, assim como não era ontem. E não acredito num padrão único de beleza, não acredito na ideia de pessoa mais bonita do mundo. A beleza é relativa, cada pessoa tem sua própria opinião sobre isso e essa opinião é facilmente moldada pela mídia. Mas acho que devia ser moldada por cada um de nós.

Não somos bonecos feitos numa fôrma, cada um tem suas características, sua própria proporção. Temos que perceber como nos sentimos melhor e buscar isso. Não devemos nos comparar com os outros e sim com o melhor que podemos ser (tá isso soa meio clichê mas é verdade, pense bem). Comparar-se aos outros é anular a própria história, é esquecer a trajetória da sua vida. Ser mãe, passar por uma doença grave, envelhecer, tudo isso traz alterações à nossa aparência. Mas a mudança maior é na nossa mente, é o aprendizado que a experiência traz.

Somos condicionados a achar que felicidade está atrelada a muito dinheiro, ostentar objetos caríssimos e ter uma aparência sempre jovem e impecável. Mas na verdade felicidade tem mais a ver com o modo como lidamos com cada acontecimento em nossa vida, ou seja, não está assim tão fora do alcance.

Bom, sobre o Dia de Amar o Seu Corpo, gostaria muito que vocês visitassem o site: http://www.wix.com/rissca/diadeamarseucorpo e o blog: http://diadeamarseucorpo.blogspot.com para conhecerem mais sobre a campanha organizada pela RISSCA (Rede de Incentivo à Saúde e Satisfação Corporal e Alimentar) e pelo Grupo Sinto Muito e que participassem também: divulguem, mandem seus depoimentos, participem do concurso de slogans e venham às atividades presenciais!

Olha o cartazinho com texto que montei pra campanha:
Que fofo, quero um robô desse ;)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dietas da Moda: Perca sua Saúde em uma Semana!

Quando eu li a "dieta" que a Demi Moore a.k.a. @mrskutcher estava fazendo perguntei: MAS QUE PO...  ME... IDIOTICE É ESTA?
A "dieta" consistia basicamente em se alimentar só com suco de limão com pimenta e xarope de bordo de 10 a 40 dias.
Tá, a bonitona pode fazer o que quiser com o corpo dela, só que ao divulgar ela influencia um monte de pessoas a fazerem o mesmo. Péssimo exemplo.

Mas o assunto aqui não é falar mal dela ou de outras celebridades (todo mundo adora isso, mas tem blog de fofoca melhor por aí, eu tou bem por fora...) e sim abrir o olho pras dietas absurdas divulgadas por aí.

Seguinte: já ouviu falar de metabolismo basal? É o que nos mantém vivos com o mínimo de esforço (por ex: dormindo tranquilo, sem sentir frio...) existem maneiras de calcular quantas calorias gastaríamos por dia se ficássemos só dormindo, quanta energia gastamos pra manter as funções básicas do corpo, como respiração, batimentos cardíacos, etc.
Quando medi na endócrino deu por volta de 1200 kcal. Então vamos pegar esse número de exemplo: 1200

Ao fazer uma dieta que totaliza por dia menos de 1200, estarei tornando meu metabolismo mais lento, pois não estou fornecendo energia suficiente para que ele mantenha as funções básicas, então como defesa o corpo desacelera.
E como não estou em coma, fico acordada e me mexo, é claro que gasto mais que os 1200. O que o corpo vai fazer pra se proteger? Desacelerar mais ainda e talvez retirar energia da massa magra (queimar gordura é um processo mais lento e complexo, quando o corpo precisa de energia rápida e não há glicose - por causa da dieta pobre - ele ataca os músculos).

Ao perder massa magra perde-se uma importante gastadora de calorias e produtora de calor para o corpo, além de sentir fraqueza e ficar atrofiado e flácido. O metabolismo passa a gastar menos ainda...

Fim da dieta maluca, você cumpriu um mês, perdeu x quilos (provavelmente de água e músculos) e pode voltar a comer o que tanto gosta. Com o metabolismo bem lento sabe o que acontece? Mesmo comendo a mesma quantidade calórica que antes da dieta, engorda-se mais que antes, recupera-se os quilos e com juros!

Acho que todo mundo conhece uma gordinha que vive de dieta e que não entende como tem magro que come tanto e ela não consegue emagrecer de vez. Ta aí o porquê.

Bom, falei dos efeitos dessas dietas "milagrosas" no emagrecimento, mas tem mais coisa aí: A falta de nutrientes importantes, como vitaminas e minerais podem causar uma série de doenças, como anemia, queda de cabelo, unhas e dentes fracos, diminuição da imunidade e aparecimento de doenças oportunistas entre outros. Vai se arriscar?

Então quando você vir na banca aquela revistinha com a dieta do suco, da sopa, da semente, do raio que o parta que promete emagrecer 4 quilos em uma semana, ignore-a. Aquilo não existe. Quer emagrecer informe-se: converse com um médico, com nutricionista, com grupos de reeducação alimentar (Vigilantes do Peso, Meta Real... são muito bons mesmo!) e tenha paciência porque não será tão rápido. Mas aí você pode ter certeza que não está perdendo a parte boa do seu corpo e que por isso a manutenção não será tão difícil.
Efeito sanfona: além de chato faz mal à saúde

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Você Sabe Ler Rótulos?

Já falei aqui sobre a importância de se informar por meios dos rótulos, mas muitas pessoas me dizem que não entendem todos aqueles números e pra que servem os nutrientes. Resolvi então postar umas dicas rápidas:


  1. A lista de ingredientes está na ordem crescente. Então sabe aquele suco cujos ingredientes são: água, açúcar, suco concentrado de... Pois é, ele tem mais açúcar que suco (% em massa)
 
  2. Nas informações nutricionais, os números são relativos a uma certa porção, informada no começo. Ex: 30 g; 2 fatias; 1/2 xícara; uma colher de sopa...
      Atenção: nem sempre a porção é a quantidade que você costuma comer! Faça o cálculo em relação ao tamanho da sua porção!

  3. As porcentagens de Valores Diários Recomendados são em relação a uma dieta de 2000 kcal (geralmente). Mas cada um tem um gasto diferente por dia. Isso vai depender do seu peso, atividade física, temperatura, metabolismo, etc.
Pra se ter uma ideia, 2000 kcal/dia é o que gasta um homem sedentário de 70 kg.

  4. Nas Informações Nutricionais você sempre vai encontrar:

Valor Energético - calorias (e ou Joules unidade mais usada em alguns outros países)

Carboidratos: glicídios, açúcares, amidos... alguns rótulos separam os tipos de carboidratos. Você diabético ou que precisa fazer restrição de carboidratos, atenção!

Proteínas: nutriente construtor, fundamental pra reparação e manutenção dos nossos tecidos. É recomendável consumir proteínas em todas refeições.

Gorduras Totais: Total de lipídios na porção, incluindo óleos.
Gorduras Saturadas: devem ser consumidas com moderação pois aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
Gordura Trans: esta deve ser evitada pois não é uma gordura da qual nosso corpo necessita e aumenta muito o risco de doenças.

Alguns rótulos também mencionam as quantidades de gorduras insaturadas, as chamadas "gorduras boas" que devem estar presentes na nossa alimentação diária mesmo que você queira emagrecer (neste caso com moderação pois são muito calóricas)

Fibras Alimentares: auxiliam no bom funcionamento do intestino. Alguns separam em solúveis e insolúveis. Ambas fazem bem e devem acompanhar boa ingestão de água.

Sódio: uma grande preocupação da indústria, pois está presente em diversos alimentos devido às suas propriedades interessantes na fabricação e na conservação, mas como é amplamente sabido, pode aumentar a pressão arterial. A indústria já vem encontrando meios de substituir/diminuir o sódio, então esteja atento às quantidades em cada porção.

  5. Light x Diet:

Light possui quantidade reduzida de algum nutriente, geralmente gordura ou açúcar. Sal light tem menos sódio.

Diet é isento de algum nutriente, geralmente açúcar.

Observe que refrigerante diet, light e zero são todos sem açúcar.

  6. Sobre avisos: contém glúten, fenilalanina, lactose, traços de soja, etc... são dirigidos a pessoas que possuem alguma intolerância ou alergia a certos nutrientes.

Quem quiser se aprofundar mais recomendo que leia a cartilha da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf


Rótulo em japonês... e agora?!?!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dormir pra quê?

Que atire o travesseiro aquele que nunca abriu mão de uma bela noite de sono para estudar, trabalhar ou até para se divertir até tarde sendo que você teria que acordar cedo no dia seguinte.
Para algumas pessoas isso é esporádico, mas para muitas outras isso é rotina, é regra e não exceção. Cuidado!

Nossa cultura de pressa, de tempo é dinheiro meio que tornou o dormir bem um luxo e o dormir pouco e mal uma característica da pessoa trabalhadora. Então vamos aceitando como se fosse até saudável negligenciar o sono, afinal "Deus ajuda quem cedo madruga".

Mas dormir é uma necessidade fisiológica, não é à toa! Por exemplo: durante o sono a memória se consolida, você já teve lapsos de memória após uma noite maldormida?
E para o corpo também há muitos benefícios: vocês já devem ter ouvido falar do GH (Growth Hormone) o hormônio do crescimento, não? Pois bem, nós adultos que não crescemos mais continuamos a produzi-lo durante estágios profundos do sono.
Mas pra quê se não crescemos mais?
Bom, apesar do nome ele também tem outras ações, como a queima de gordura e o aumento da massa magra. Que tal? Interessante, não?
Com o passar dos anos vamos produzindo cada vez menos GH, então trate de dormir bem desde hoje!

Sem falar que um bom descanso nos deixa mais calmos, menos ansiosos, com melhor capacidade de comunicação e decisão. Você que tá fazendo uma dieta ou largando um vício vai conseguir se controlar melhor se dormir bem.

Dicas pra dormir bem:
  • quarto escuro e sem barulho;
  • não faça exercícios intensos poucas horas antes de dormir;
  • não faça refeições pesadas antes de dormir, nem vá dormir com fome;
  • evite café, chá preto, chá verde, refrigerante à noite;
  • prefira desligar o celular antes de dormir. O despertador funciona mesmo com o cel desligado;
  • evite o despertador quando puder (fins de semana, feriado) ser acordado é uma agressão e usar 50 vezes o modo soneca (snooze) é tortura! Quer acordar mais tarde, coloque pra despertar mais tarde! (principalmente se outras pessoas estão dormindo na mesma casa)

E por fim, eu odeio quem fala "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço" então me odeio por não ter dormido direito ultimamente, mereço um puxão de orelha hehe

To do list: dormir mais e melhor ( )

 Meus gatinhos lindos Ígor e P.E.T. eles sabem a importância do descanso.