quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Fome Oculta

Você come, come, come... mas logo está com fome.
Se você costuma comer porções muito pequenas isso é logicamente esperado. Mas e quando mesmo comendo bastante não nos sentimos saciados, o que está acontecendo?

Bom, o nosso corpo, que é como uma máquina super-avançada (e por isso mesmo precisa dos mais diversos nutrientes pra efetuar suas milhares de reações complexas), ao sentir falta de algo, como por exemplo uma vitamina, se comunica com o cérebro:
- Ô, não vai dar pra fazer esse serviço não, tá faltando X!
Cérebro responde:
- Se tá faltando então vai buscar mais ué!
E o corpo não sabe onde tem mais X então sente fome e come o que estiver ao alcance ou o que for mais atraente (atravessar a cidade pra comer o sanduba cheese-morra-cedo é mais fácil que ir à feira da esquina né?). Só que nem sempre a tal carência é suprida então a fome ressurge rapidamente.

Já deu pra ver que esse é mais um dos inúmeros motivos da vida moderna que levam alguém a engordar né?

A Fome Oculta, causada por deficiência de algum micronutriente (vitaminas e minerais) é diferente do apetite por ansiedade, este último é um desejo sem que haja a fome física. Já a fome oculta realmente causa sensação de fome.

Para evitar existe uma dica manjada, mas que é prática e fácil de aprender: faça seu prato ser colorido.
No post passado eu dei um exemplo de refeição: arroz, feijão, bife e salada. Pois bem, que tal temperar com ervas como alecrim, manjericão, orégano... pode colocar também pimenta e mostarda que trazem muitos benefícios
Na salada, folhas bem verdes, tomate, pepino, procurar incluir também legumes como beringela, abóbora, beterraba, cenoura...
E comer frutas todos os dias, elas são muito ricas em vitaminas e minerais. Mas sem exagero, pois possuem muita frutose.

Na hora de fazer as compras, prefira os vegetais da estação, pois além do melhor preço, por estarem em maior quantidade (e no seu período adequado de produção) é mais fácil encontrar um de melhor qualidade.

Saiba alguns benefícios de cada cor:[1]


Amarelo-alaranjado
(abóbora, cenoura, mamão...)Essa cor vem do betacaroteno \^_^/ ou pró-vitamina A. É fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos. O β-caroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras.


Verde
(espinafre, rúcula, brócolis, agrião, vagem, ervilha...)Origem: clorofila, considerada um possível energético celular. A clorofila é potencializa alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.

Vermelho
(tomate, beterraba, framboesa, morango...)Consequência do licopeno, pigmento semelhante ao betacaroteno. Geralmente associado à vitamina C, dupla com efeito, antioxidante que, entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do stress.

Preto ou Roxo
(beringela, jabuticaba, uva, ameixa, feijão preto, açaí...)Contêm antocianina, pigmento ligado à presença da vitamina B1. E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia.

Marrom/ bege
(arroz integral, aveia, centeio, trigo, soja, linhaça, quinoa...)Além das fibras, os alimentos deste grupo fornecem uma grande diversidade de vitaminas e minerais, fundamentais para o equilíbrio e regulação do organismo como um todo.

E como já falei antes, não esquecer também dos macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) que devem estar presentes todos os dias na sua alimentação.

Tudo ok?
Sentir fome de 2h30 a 3 em 3 horas é normal, menos que isso, algo pode estar faltando.

Miau, que fome de novo!!
(Foto por Rickydavid, retirada do Flickr Creative Commons)


Fonte:

Um comentário: