terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dietas da Moda: Perca sua Saúde em uma Semana!

Quando eu li a "dieta" que a Demi Moore a.k.a. @mrskutcher estava fazendo perguntei: MAS QUE PO...  ME... IDIOTICE É ESTA?
A "dieta" consistia basicamente em se alimentar só com suco de limão com pimenta e xarope de bordo de 10 a 40 dias.
Tá, a bonitona pode fazer o que quiser com o corpo dela, só que ao divulgar ela influencia um monte de pessoas a fazerem o mesmo. Péssimo exemplo.

Mas o assunto aqui não é falar mal dela ou de outras celebridades (todo mundo adora isso, mas tem blog de fofoca melhor por aí, eu tou bem por fora...) e sim abrir o olho pras dietas absurdas divulgadas por aí.

Seguinte: já ouviu falar de metabolismo basal? É o que nos mantém vivos com o mínimo de esforço (por ex: dormindo tranquilo, sem sentir frio...) existem maneiras de calcular quantas calorias gastaríamos por dia se ficássemos só dormindo, quanta energia gastamos pra manter as funções básicas do corpo, como respiração, batimentos cardíacos, etc.
Quando medi na endócrino deu por volta de 1200 kcal. Então vamos pegar esse número de exemplo: 1200

Ao fazer uma dieta que totaliza por dia menos de 1200, estarei tornando meu metabolismo mais lento, pois não estou fornecendo energia suficiente para que ele mantenha as funções básicas, então como defesa o corpo desacelera.
E como não estou em coma, fico acordada e me mexo, é claro que gasto mais que os 1200. O que o corpo vai fazer pra se proteger? Desacelerar mais ainda e talvez retirar energia da massa magra (queimar gordura é um processo mais lento e complexo, quando o corpo precisa de energia rápida e não há glicose - por causa da dieta pobre - ele ataca os músculos).

Ao perder massa magra perde-se uma importante gastadora de calorias e produtora de calor para o corpo, além de sentir fraqueza e ficar atrofiado e flácido. O metabolismo passa a gastar menos ainda...

Fim da dieta maluca, você cumpriu um mês, perdeu x quilos (provavelmente de água e músculos) e pode voltar a comer o que tanto gosta. Com o metabolismo bem lento sabe o que acontece? Mesmo comendo a mesma quantidade calórica que antes da dieta, engorda-se mais que antes, recupera-se os quilos e com juros!

Acho que todo mundo conhece uma gordinha que vive de dieta e que não entende como tem magro que come tanto e ela não consegue emagrecer de vez. Ta aí o porquê.

Bom, falei dos efeitos dessas dietas "milagrosas" no emagrecimento, mas tem mais coisa aí: A falta de nutrientes importantes, como vitaminas e minerais podem causar uma série de doenças, como anemia, queda de cabelo, unhas e dentes fracos, diminuição da imunidade e aparecimento de doenças oportunistas entre outros. Vai se arriscar?

Então quando você vir na banca aquela revistinha com a dieta do suco, da sopa, da semente, do raio que o parta que promete emagrecer 4 quilos em uma semana, ignore-a. Aquilo não existe. Quer emagrecer informe-se: converse com um médico, com nutricionista, com grupos de reeducação alimentar (Vigilantes do Peso, Meta Real... são muito bons mesmo!) e tenha paciência porque não será tão rápido. Mas aí você pode ter certeza que não está perdendo a parte boa do seu corpo e que por isso a manutenção não será tão difícil.
Efeito sanfona: além de chato faz mal à saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário